ConectCar

A ConectCar, empresa de meio de pagamento automático de mobilidade, anuncia a parceria com o Programa Plante Árvore, ação do IBF – Instituto Brasileiro de Floresta, voltada à restauração florestal de mata nativa em áreas degradadas, dentro dos limites do bioma Mata Atlântica e Cerrado.

O anúncio marca o lançamento do Projeto “Conexões Sustentáveis”, iniciativa da ConectCar em comemoração aos 8 anos da empresa que visa desenvolver ações positivas nas esferas sociais, econômicas e ambientais. A data escolhida visa dar à primeira ação um caráter de “presente comunitário”, em que a empresa faz o aniversário e compartilha dessa celebração com toda a sociedade.

Desta forma, estão sendo destinados R$ 32 mil para apoiar o Programa Plante Árvore e colaborar com o plantio de 4 mil mudas de árvores. Um benefício que será aproveitado por todos, ao se ter 560 toneladas de CO² neutralizadas na atmosfera. O restauro florestal contempla uma área localizada na cidade de Martinópolis, interior de São Paulo, que atende à Bacia do Rio do Peixe e Aguapeí.

De acordo com Felix Cardamone, CEO da ConectCar, a novidade reforça um dos pilares da empresa que tem como objetivo conectar pessoas e refletir em ações que tenham um impacto positivo na sociedade. “Nascemos com a preocupação de tornar mais fácil e prática a conexão entre as pessoas. Por isso, neste momento especial em que comemoramos mais um ano de conquistas, decidimos ir ainda mais fundo em nossas raízes e criar um legado importante na vida das pessoas. O Selo Plante Árvore é um marco importante para nós, pois já legitima o primeiro passo que damos rumo a co-criar uma nova realidade por meio do Projeto “Conexões Sustentáveis” explica.

Para complementar a ação, a ConectCar estende a ideia para engajar os colaboradores internos, comunicando o nascimento projeto e distribuindo kits para plantio com sementes de Ipê amarelo. “Priorizamos iniciativas que sejam aplicadas também pelos nossos colaboradores, pois acreditamos que o exemplo começa dentro de casa. Em 2012, a ConectCar plantou uma semente que tinha como missão facilitar, por meio da mobilidade, a conexão entre as pessoas. O “Conexões Sustentáveis”; é a materialização da vontade de criarmos um legado positivo na vida das pessoas” Priorizamos iniciativas que possam incentivar também nossos colaboradores. Em 2012, a ConectCar plantou uma semente que tinha como missão facilitar, por meio da mobilidade, a conexão entre as pessoas. O “Conexões Sustentáveis” é a materialização da vontade de criarmos um legado positivo na vida das pessoas”, finaliza o executivo.

Sobre a ConectCar Fundada em 2012, a ConectCar é uma empresa de meio de pagamento automático de mobilidade que conecta tecnologia e dados para simplificar o ir e vir das pessoas, proporcionando uma experiência fluida, digital, transparente e personalizada. Tem como seus acionistas o Grupo Itaú Unibanco e a Ipiranga, do Grupo Ultra, está presente em 100% das rodovias pedagiadas e em mais de 950 estacionamentos por todo o Brasil, como shoppings, aeroportos, hospitais, estádios, universidades, teatros e clubes. Oferece um portfólio completo de planos para pessoas físicas e jurídicas, que podem ser adquiridos na sua loja virtual ou nos 6 mil postos Ipiranga credenciados. A ConectCar possui o selo RA1000, do Reclame AQUI, que reconhece a excelência no atendimento a clientes. Para saber mais, acesse conectcar.com.br.

Seal Brasil

A Seal Brasil, se tornou parceira no Programa Plante Árvore promovendo o plantio de 50 árvores nativas em fevereiro, no ano de 2020 na cidade de Marabá Paulista/SP, que foram responsáveis pela absorção de 7 toneladas de Gases do Efeito Estufa (GEE).Isto significa que parte da verba arrecadada em todas as peças Seal que são vendidas, é direcionada para o plantio de mudas de espécies nativas em áreas degradadas.

A empresa está se responsabilizando por reflorestar áreas desmatadas e contribuir para o equilíbrio ambiental e climático, combatendo o aquecimento global e ajudando na sustentabilidade ambiental.  Ou seja, ao usar uma peça Seal você também ajuda o meio ambiente.

De tempos em tempos a empresa faz publicações de fotos e relatórios das áreas que estão cuidando e reflorestando com a ajuda de seus clientes. Assim como várias outras marcas, a Seal Brasil é uma empresa certificada “Amiga da Floresta”.

Warren Brasil

A Warren é uma plataforma de investimentos moderna que possui sua própria gestora e conta com a mesma segurança das instituições tradicionais. A empresa usa a tecnologia para reduzir custos e oferecer uma rentabilidade maior. Sua plataforma é totalmente online e conta com diversos fundos, como: estratégias de Renda Fixa em Títulos do Tesouro, Renda Fixa em Crédito Privado, Renda Variável em mercado brasileiro e Renda Variável em mercado americano.

Ao se tornar uma corretora de investimentos, a Warren passou a também distribuir mais de 250 produtos de várias gestoras do país. Foi fundada em 2014 por 3 sócios e lançada em no Brasil em 2017 ganhando mais um sócio, totalizando 4. Através da Warren, é possível ter acesso aos principais produtos do mercado financeiro, como títulos de renda fixa e fundos de investimento das principais gestoras. Dentre eles, estão os fundos de investimento da própria Warren Gestora.

A Warren Brasil, se tornou parceira no Programa Plante Árvore promovendo o plantio de 1.000 árvores nativas no ano de 2019 na cidade de Martinópolis/SP, que foram responsáveis pela absorção de 140 toneladas de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Prime Protect

Prime Protect

A Prime Protect é uma empresa Carbon Positive, pois além de compensar as emissões de carbono e gases de efeito estufa produzidas por toda sua atividade (incluindo produção, transporte, servidores, etc) – obtendo assim o selo CO2 neutro – a marca vai além e planta ainda mais árvores, garantindo no mínimo uma árvore nativa plantada e mantida para cada óculos comprado.​

É uma empresa Brasileira que produz óculos de qualidade, gerando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Utiliza materiais sustentáveis e recicla mais de 200% das embalagens. Ou seja, quando um consumidor adquire um produto da empresa, está plantando pelo menos uma árvore, tirando do meio ambiente no mínimo duas embalagens, contribuindo para a redução do carbono na atmosfera.

A Prime Protect Brasil, se tornou parceira no Programa Plante Árvore promovendo o plantio de 2.100 mudas nativas em Martinópolis, que foram responsáveis pela absorção de 294 toneladas de Gases do Efeito Estufa (GEE). 

Cargo Modal Transportes

A Cargo Modal foi idealizada pelos sócios Anderson Ferraz e Marcos Davi Maronezzi no ano de 2007, ambos já atuantes e com vasto conhecimento no ramo de transportes rodoviários.
 
O objetivo foi formar uma empresa com perfil diferenciado, onde a qualidade dos serviços, a capacitação de pessoas e a excelência nas entrega norteassem toda a estrutura. Investiram em frotas, espaço físico, treinamentos e muitas outras frentes para garantir que a Cargo Modal se estabelecesse de forma definitiva e marcante no mercado.
A Cargo Modal é especializada no transporte de produtos agroquímicos, sementes, produtos alimentícios, bebidas e artefatos de concreto. Sua matriz está localizada na cidade de Apucarana, Paraná e a empresa possui 10 filiais, distribuídas em quase todas as regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste).
A sua frota própria é composta somente por veículos pesados adaptados às necessidades dos clientes, a fim de atender de modo continuo as programações de embarque em suas filiais.
Todo sistema de transporte pensando de forma sustentável, deve considerar aspectos econômicos (eficiência, custo de interiorização e preço acessível), ambientais (prevenção da poluição, proteção e conservação e gestão ambiental) e sociais (segurança e saúde, acesso e escolha e qualidade de vida). Pensando nisso, a Cargo Modal otimiza os recursos com máxima eficiência, participando de ações e projetos sociais e ambientais, sendo uma empresa consciente de sua responsabilidade. Participamos ativamente de ações voltadas ao plantio de árvores/reflorestamento em virtude do CO2 e outros gases emitidos por nossos caminhões durante o transporte.
A empresa desenvolveu o projeto “Cargo Modal ECO”,  onde realizaremos o plantio de reflorestamento para recuperação de áreas degradadas. Dentre todos os motivos importantes para se trabalhar pelo reflorestamento um dos que mais merecem ser destacados é o sequestro de CO2.
Para a Cargo Modal, o importante é sempre agir sempre em favor do meio ambiente, simplesmente porque é possível, preciso e necessário um real compromisso com a sociedade e o meio ambiente, sempre visando a sustentabilidade em todas as nossas ações, pois um planeta melhor depende do agir sustentável de cada um.
Em parceria com o Programa Plante Árvore, realizamos o plantio de 20.709 mudas nativas que compensaram 2.900 toneladas de Gases do Efeito do Estufa (GEE) promovendo a reestruturação de área florestal na cidade de Martinópolis/SP.    

Balai – Bespoke Fragrances Brasil S/A

 

A Balai, pertencente a Bespoke Fragrances Brasil, é uma marca marca de tratamento capilar diário,  que traz ao mercado seis linhas High Performance, inspirada em alguns continentes do Mundo com ativos correspondentes de cada um deles. Proporcionam bem-estar e hidratação aos mais variados tipos de fios capilares, sem esquecer os cuidados com os animais e com o meio ambiente.

Preocupada com causas socioambientais, todos os produtos da Balai são Veganos, Cruelty Free e Organic Friendly, ou seja, não possuem ativos de origem animal, não são testados em animais e utilizam apenas ativos naturais e originais em sua composição, sendo assim todos os produtos da linha são livres de: parafinas, sal*, parabenos e corantes.
*Não possui Cloreto de Sódio.

Seguindo a proposta do Programa Plante Árvore, que é uma ação do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), voltada à restauração florestal de mata nativa em áreas degradadas, dentro dos limites do bioma Mata Atlântica e Cerrado, a Bespoke Fragrances, através da marca Balai, reflorestou uma área de 300m² com 50 mudas de pau d’alho na Fazenda Santo Antônio em Martinópolis/SP, onde foram compensados um total de 7 toneladas de gases de efeito estufa.

A Balai Organic Friendly, se tornou parceira no Programa Plante Árvore promovendo o plantio de mudas nativas voltadas à restauração florestal, priorizando a sustentabilidade, e assim, conquistando o certificado de Empresa Amiga da Floresta e o Selo Plante Árvore.

Procter and Gamble (P&G)

procter e gamble no plante árvore

    Procter & Gamble

A história da Procter & Gamble começou através de uma sociedade entre William Procter e James Gamble nos anos de 1830 em Cincinnati, nos EUA. Iniciando com uma empresa de sabão velas, eles conduziram a P&G fechando parcerias e apostando em inovações. Atualmente, contempla subempresas no ramo alimentício, de limpeza e higiene, com marcas individuais, onde o foco é de tornar a vida das pessoas um pouco mais simples.
Ativos na responsabilidade social e ambiental, através de um plantio de 8 mil mudas nativas, a P&G fechou parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas – IBF por meio do Programa Plante Árvore, compensando mais de 1.000 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade de Mendonça/SP, fato que exalta o impacto positivo proposto pela companhia.

Quantidade de mudas plantadas: 8 mil mudas
Gases de efeito estufa (GEE): 1.120 toneladas
Área restaurada: 48.000 m²

Planejamento para tornar-se parceiro e fomentar o plantio de árvores nativas

A parceria de fomento para plantio de árvores nativas por meio do Programa Plante Árvore requere análise e planejamento, uma vez que envolve um universo técnico e que possui variáveis específicas.

obrigações das partes - plante árvore

Para que o processo de restauração seja possível, faz-se necessário o alinhamento de 3 partes distintas, sendo:

  • Empresa parceira/financiadora, responsável pelo fomento das mudas;
  • Proprietário rural cadastrado, responsável pela disponibilização de área para plantio e disponibilização de mão de obra para realização das atividades técnicas, além das verificações de logística;
  • IBF,  responsável por intermediar toda ação, além da produção e fornecimento das mudas e também do aporte técnico da restauração.

fluxograma plante Árvore 2
O plantio de mudas nativas é projetado levando-se em conta critérios de máxima diversidade de espécies e respeitando as características do ecossistema local. Sempre é plantado um mix de diferentes espécies nativas, respeitando critérios da dinâmica de sucessão ecológica e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área ao mais próximo possível de sua condição original.

 
Planejamento: Análise de variáveis para a definição do plantio

Quantidade de mudas:
A quantidade de mudas a ser plantada é determinada pela empresa parceira, seja para realizar a neutralização total ou parcial de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), assim como ações de plantios voltadas a ações pontuais junto aos stakeholders.

Devido as atividades técnicas operacionais e também sobre os períodos de plantio, não se é possível realizar o plantio conforme demandas mensais. Assim, há indicação de que haja um “acúmulo” de mudas e que o pedido seja realizado com um número maior de mudas, uma vez que a tabela de investimento é progressiva, ou seja, quanto maior for a demanda, menor o investimento unitário.

Local de plantio:
A quantidade de mudas a ser plantada interfere diretamente no processo de escolha e determinação do local de plantio.

Por ter dimensões continentais, o processo logístico das mudas pode se tornar oneroso, inviabilizando o fomento de mudas. Assim, antes mesmo de se iniciar a prospecção de local de plantio, faz-se necessário a determinação da quantidade de mudas.

Negociações com o proprietário rural:
Após a seleção de algumas potenciais áreas, conforme as necessidades da empresa parceira financiadora, o Instituto entra em contato com os proprietários rurais para elencar alguns pontos, como:

  • Manutenção do interesse no recebimento das mudas, uma vez que o cadastro está ativo desde 2009;
  • Período necessário para que a área esteja apta ao plantio;
  • Disponibilidade de mão de obra para realização das atividades técnicas de plantio e manutenção;
  • Confirmação quanto ao tamanho da área para realização do plantio;
  • Negociações quanto ao porte das mudas;
  • Verificações quanto a logística.

Após análise de todos os processos para o plantio e escolha por parte da empresa parceira financiadora, é celebrado um Contrato de Parceria para Preservação Florestal junto com o proprietário rural.

Cadastro de Empresas:
Seja parceiro do Programa Plante Árvore e fomente o plantio de árvores nativas.

Para informações adicionais, acesse: http://www.plantearvore.com.br/cadastro-de-empresas/

Benefícios do Plantio de Árvores Nativas

O foco do Programa Plante Árvore é realizar os alinhamentos necessários para fomentar o plantio de árvores nativas e consequente restauração florestal. Assim, elencamos abaixo os benefícios de se realizar o plantio:

Mudanças Climáticas:

  • Neutralização de Gases do Efeito Estufa (GEE);
  • Combate ao aquecimento global.

Água:

  • Melhoria da qualidade da água (balneabilidade e irrigação agrícola);
  • Aumento do fluxo (vazão);
  • Aumento no armazenamento dos lençóis freáticos;
  • Equilíbrio do ciclo, evitando enchentes;
  • Proteção da fauna aquática.

Solo:

  • Redução gradativa da erosão;
  • Redução da compactação;
  • Aumento da fertilidade;
  • Infiltração e retenção da água no solo;
  • Retenção de resíduos (fertilizantes e agrotóxicos);
  • Melhoria na ciclagem de nutrientes.

Microclima:

  • Melhoria nas condições de temperatura;
  • Diminuição da velocidade do vento;
  • Aumento da umidade relativa do ar.

Biodiversidade:

  • Condições de alimento, abrigo e água pra a fauna silvestre;
  • Corredor natural, garantindo o deslocamento, reprodução e variabilidade gênica da região;
  • Proteção da microfauna.

Econômico e legal:

  • Adequação as legislações vigentes sobre áreas de preservação.

Social:

  • Melhoria da qualidade e continuidade do abastecimento de água à população e gerações futuras;
  • Turismo ecológico;
  • Conscientização através da mobilização e da educação ambiental;
  • Difusão dos princípios agroecológicos.

Métricas – Saiba relacionar a quantidade de árvores, GEE compensado e área restaurada

Dentro da temática da restauração florestal e compensação de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) trabalha com as seguintes indicações e métricas:

  • Indicação de plantios com espaçamento 3 m x 2 m. Assim, realiza-se o plantio de 1.666 mudas por hectare;
  • Para realizar a compensação de 1 tonelada de GEE, faz-se necessário o plantio de 7,14 árvores, que realizarão o processo de compensação em um período de 20 anos.

Adendo: Em termos de cálculo das emissões de GEE, a organização deve: Identificar fontes de emissão > Escolher a abordagem de cálculo > Coletar dados e escolher fatores de emissão > Aplicar ferramentas de cálculo > compilar dados no nível corporativo.

Em relação a métrica acima, podemos fazer a seguinte progressão:

relação de quantidade de mudas, gee compensado e área restaurada

Por meio do Programa Plante Árvore, o IBF está a disposição para realizar os devidos alinhamentos para realização de parcerias para fomentar o plantio de árvores. Seja parceiro e Plante Árvore!