Rally Internacional de Erechim

Rally Internacional de ErechimO automobilismo é um importante capítulo da história de Erechim. E através dele, o nome da cidade tem sido levado aos quatro cantos do mundo com a realização do Rally Internacional de Erechim. O evento é realizado na cidade, desde 1998, sendo considerado por 5 anos consecutivos a maior e melhor prova de eventos regionais FIA na América do Sul.

Através das diversas ações realizadas em conjunto com a comunidade, hoje o evento não é somente uma prova esportiva. Este ano houve envolvimento com a agricultura familiar, onde as agroindústrias do município puderam expor e comercializar seus produtos junto ao grande público do Rally. Houve também o Rally Social, onde a entrada para os super-primes no parque da ACCIE foi um quilo de alimento não perecível. Este alimento, após ser arrecadado, foi entregue ao programa Mesa Brasil, que repassa às entidades assistenciais da cidade.

Quanto a Sustentabilidade ambiental do evento diversas atividades foram desenvolvidas, como campanhas e ações educativas para a gestão dos resíduos. Esta edição também contou com o apoio da IS – Inteligência em sustentabilidade (www.florestal-is.com.br) que em conjunto com a organização contabilizou as emissões de gases de efeito estufa do evento visando gerenciar e reduzir estas emissões ao longo do tempo e ainda compensa-las por meio do Programa Plante Árvore, realizada pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Esta iniciativa vem de encontro a trabalhos realizados internacionalmente em outras provas esportivas como o Rally Dakar e o Rally da Finlândia.

Ao todo foram contabilizados 76,611 t de CO² e emitidas de forma direta e indireta no evento. Para compensar estas emissões, o Rally Internacional de Erechim deveria plantar 505 árvores junto ao Programa Plante Árvore, e assumiu a iniciativa de plantar o dobro do necessário, ou seja, 1010 mudas de árvores nativas serão plantadas.

Levando o nome de Erechim na própria marca, o Rally proporciona muita visibilidade para o município, tendo nos últimos anos uma das maiores coberturas jornalísticas espontâneas entre todos os eventos automobilísticos realizados no país. Foram mais de 70 órgãos de comunicação do Brasil e do exterior (Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, México, entre outros) divulgando e comentando as provas.

A 16ª edição teve um público superior a 90 mil pessoas e mais de 90 competidores de diversos países. A grande novidade deste ano foi o Qualifying Stage a exemplo das provas de WRC, onde os pilotos de carros com tração integral (4×4) fizeram um treino classificatório para determinar a ordem de largada. Foi a primeira vez que um evento regional FIA utilizou esta forma de classificação na América.

Todas as informações referentes ao Rally de Erechim 2013 podem ser encontradas junto ao site oficial do evento, no endereço www.rallyerechim.com.br ou na página oficial do facebook: facebook.com/rallyerechim.

Fotos Rally Erechim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *