Principal > > O Programa

Designed by:
Programa Plante Árvore Imprimir E-mail
Escrito por Silvia Serra   

O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do IBF – Instituto Brasileiro de Florestas com o propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas  físicas e jurídicas, voluntariamente, através do plantio de árvores nativas.


O programa consiste no cadastro de proprietários rurais que tenham em suas propriedades áreas a serem reflorestadas ou destinadas à mata ciliar que devem ser refeitas, o IBF coloca estas áreas a disposição de empresas ou de pessoas físicas que precisam ou queiram neutralizar o CO2, através de mudas de árvores nativas.  Os interessados escolhem a área a ser plantada e estas mudas serão destinadas ao proprietário e o mesmo fará o plantio.


A empresa ou pessoa que adere ao programa de neutralização de CO2 investe no plantio das árvores nativas, executado pela Equipe Plante Árvore que se encarrega da coleta das sementes, cultivo das mudas, escolha e preparo do terreno, plantio, manutenção do plantio durante dois anos e monitoramento por cinco anos.


O processo inicia-se com a identificação das espécies que povoarão a nova floresta, depois são coletadas e processadas as sementes para a produção das mudas em tubetes retornáveis. Do outro lado, a coordenação de recuperação faz o plano de recuperação da área, onde são planejados os tratos necessários a garantir o desenvolvimento das árvores no campo.

Visão do Programa

O Programa Plante Árvore planeja recuperar 01 milhão de hectares de áreas de preservação permanente (APP´s), reservas legais (RL’s) e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos. Serão plantadas 200 milhões de espécies florestais nativas, em uma área equivalente a 01 milhão de campos de futebol, atualmente ocupadas por pastos sub-utilizados. Estes locais compreendem margens de rios, lagos e represas de propriedades particulares, a recuperação tem finalidade conservacionista. Estes espaços qualificados para a atividade do programa proposto não são contínuas.


 A visão da equipe de trabalho do IBF durante os 02 anos de desenvolvimento do Programa Plante Árvore foi de apresentar aos parceiros e comunidade a importância que a recuperação de florestas associada à prestação de Serviços Ambientais pelos proprietários rurais representa para o desenvolvimento econômico sustentável. Esta associação virtuosa (recuperação florestal + serviços ambientais) tem sido o conceito básico que impulsiona todas as atividades desenvolvidas pelo Programa.

A inovação do Programa está na união de prestadores de serviços ambientais (proprietários rurais) com os financiadores através de ferramentas de comunicação positiva. 

  •  Recuperar trechos degradados da Mata Atlântica através do plantio de espécies florestais nativas em APP’s, RL’s e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos;
  •  Acentuar a biodiversidade das áreas ciliares degradadas que margeiam as propriedades e contribuir para a criação de conectividade ecológica ao longo dos rios;
  •  Melhorar a capacidade hídrica dos rios e nascentes e controlar a erosão do solo e da água
  •  Criar oportunidades de emprego e recreativas para os residentes locais nas proximidades das áreas beneficiadas (Projeto Sementes do Trabalho e Projeto Viveiro Familiar).

 

 

Comentários  

 
+22 #18 RE: Programa Plante ÁrvoreJuliette 14-09-2011 21:55
Gostaria de saber da onde vcs obtiveram a informação de que serão plantadas 200 milhões de espécies florestais nativas? Não sei se vcs sabem, mas ainda não foram descritas 200 milhões de espécies florestais no Brasil. Por favor, coloquem a fonte, pois estou curiosa!
Gostaria de saber quem fará a manutenção e o monitoramento dessas áreas.
Outra coisa que gostaria de saber é: como é realizada a escolha das áreas para a recuperação?
Outra coisa que gostaria de saber: como são realizados os procedimentos legais para recuperação dessas áreas, uma vez que necessita-se de autorização prévia para a intervenção em APPs e a averbação de RL?
 
 
+1 #17 RE: Programa Plante ÁrvoreMalin 31-08-2011 13:43
Bom dia!
Gostaria de saber se a Lei de Prestação de Serviços Ambientais vale no país todo? Ficamos em Pernambuco e gostariamos saber se a Lei não estiver funcionando aqui, qual seria o processo para acionar a Lei aqui?
Obrigada pela atenção!
 
 
+1 #16 CarbonoDenilson dos Reis 10-08-2011 15:45
Quanto uma arvore de peque,medio e grande porte captura de carbono em toda sua formação?
 
 
+4 #15 Emiliana 20-06-2011 13:50
Como devo proceder para cadastro de área a ser adotada?
 
 
+6 #14 Dalva Maria 08-03-2011 15:07
Bom dia

Gostaria de saber se o proprietário da terra recebe alguma ajuda de custo mensal?
 
 
+3 #13 jorge lovato 22-02-2011 00:44
achei muito interessante este site, sou amante da natureza planto muitas arvores no meu sitio, e recuperei uma nascente onde hoje protegida
 
 
0 #12 Edson Ferreira 21-02-2011 22:05
tenho uma faixa de 50 metros das nascentes, area de preservacao permanente, perfazendo aproximadamente 5 mil metros proximo do perimetro urbano para ser reflorestada, gostaria de saber se ha algum interesse em nos doar as mudas. Sou da cidade de Franca SP. Obrigado
 
 
0 #11 joao genivaldo 11-01-2011 13:25
renata tenho vieiro de mudas embarreiras bahia e estou buscando parceiros faço distribuiçao de maudas gratuita nas comunidades rurais e urbanas
 
 
0 #10 rubens marino 06-01-2011 14:17
Ola, Moro dentro de um parque florestal, porem a areas do entorno que foram degradas, necessitam de mudas de arvores.
Planto arvore desde os 7 anos, hoje tenho 46. Gostaria de receber mudas deste bioma para replanta-las. Tenho local adequadro para recebe-las se ainda nao estiveram prontas para o plantio. Sera que eu poderia receber mudas para este propósito. Planto sementes colhidas da mata em pequenas quantidades, para posterior replante. compro mudas do Horto de SP, e de lugares diversos quando aparece oportunidade e preço acessivel.
 
 
0 #9 Felippe 29-12-2010 17:41
Bom Dia

A empresa onde trabalho está interessada a aderir a um programa ambiental, porem, preciso de informações mais precisas sobre custos e responsabilidad es que deveremos adotar. Favor enviar informações sobre os tópicos acima para meu e-mail para que possamos analizar.
 
Português (Brasil)English (United Kingdom)

Faça parte da Comunidade

Bem-vindo ao

Plante Árvore

Registre-se

ou acesse

_______________________

Você também pode se registrar no:

Google  Facebook  twitter  

Pesquisar Áreas

Áreas para Adoção

Plantios em Andamento

Florestas Plantadas

Pessoas on-line

Nós temos 110 visitantes online



Banner