Principal > > O Programa

Designed by:
Programa Plante Árvore Imprimir E-mail
Escrito por Layssa Mazaquatro   

O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do IBF – Instituto Brasileiro de Florestas com o propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas  físicas e jurídicas, voluntariamente, através do plantio de árvores nativas.


O programa consiste no cadastro de proprietários rurais que tenham em suas propriedades áreas a serem reflorestadas ou destinadas à mata ciliar que devem ser refeitas, o IBF coloca estas áreas a disposição de empresas ou de pessoas físicas que precisam ou queiram neutralizar o CO2, através de mudas de árvores nativas.  Após a escolha da área a ser plantada, estas mudas serão destinadas ao proprietário e o mesmo fará o plantio.


A empresa ou pessoa que adere ao programa de neutralização de CO2 investe no plantio das árvores nativas, executado pela Equipe Plante Árvore que se encarrega da coleta das sementes, cultivo das mudas, escolha e preparo do terreno, plantio, manutenção do plantio durante dois anos e monitoramento por cinco anos.


O processo inicia-se com a identificação das espécies que povoarão a nova floresta, depois são coletadas e processadas as sementes para a produção das mudas em tubetes retornáveis. Do outro lado, a coordenação de recuperação faz o plano de recuperação da área, onde são planejados os tratos necessários a garantir o desenvolvimento das árvores no campo.


Visão do Programa

O Programa Plante Árvore planeja recuperar 01 milhão de hectares de áreas de preservação permanente (APP´s), reservas legais (RL’s) e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos. Serão plantadas 200 milhões de árvores nativas, em uma área equivalente a 01 milhão de campos de futebol, atualmente ocupadas por pastos sub-utilizados. Estes locais compreendem margens de rios, lagos e represas de propriedades particulares, a recuperação tem finalidade conservacionista. Estes espaços qualificados para a atividade do programa proposto não são contínuas.


A visão da equipe de trabalho do IBF para o desenvolvimento do Programa Plante Árvore foi de apresentar aos parceiros e comunidade a importância que a recuperação de florestas associada à prestação de Serviços Ambientais pelos proprietários rurais representa para o desenvolvimento econômico sustentável. Esta associação virtuosa (recuperação florestal + serviços ambientais) tem sido o conceito básico que impulsiona todas as atividades desenvolvidas pelo Programa.

A inovação do Programa está na união de prestadores de serviços ambientais (proprietários rurais) com os financiadores através de ferramentas de comunicação positiva.


Projeto de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

Atrelado ao processo de geração e obtenção de créditos de carbono no mercado voluntário, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) promove por meio do Programa Plante Árvore ações voltadas à elaboração e execução de Projetos de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) por meio do plantio de árvores nativas atreladas à restauração florestal.

Neste contexto, há o objetivo de angariar e promover retornos financeiros por meio da comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário em consonância com a preservação ambiental.

Dessa forma, o Programa Plante Árvore, metodologia do IBF para o restauro florestal converge interesses comuns entre vendedores (proponente do projeto de geração de créditos) e compradores de créditos de carbono.

Sendo assim, além de promover ações de sustentabilidade ambiental, o proponente do projeto concilia:


  • Parcerias institucionais junto a organizações que tem visão quanto a necessidade do desenvolvimento limpo;
  • Formação de rede de contatos para o otimização do fluxo de comercialização dos créditos de carbono; e
  • Preservação de sua Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) conforme legislação ambiental vigente.



Por outro lado, a empresa que adquirir créditos de carbono:


  • Promove a preservação do meio ambiente por meio do incentivo ao plantio de árvores nativas;
  • Contribui com a redução de impacto ambiental oriundas de sua operacionalização;
  • Incentiva outras empresas a contribuir com o processo de redução de emissão de GEE; e
  • Crescimento sustentável e melhoria de imagem de instituições parceiras.


 
Português (Brasil)English (United Kingdom)

Faça parte da Comunidade

Bem-vindo ao

Plante Árvore

Registre-se

ou acesse

_______________________

Você também pode se registrar no:

Google  Facebook  twitter  

Pesquisar Áreas

Áreas para Adoção

Plantios em Andamento

Florestas Plantadas

Pessoas on-line

Nós temos 15 visitantes online



Banner