Principal > > O Dia da Árvore

Designed by:
O Dia da Árvore Imprimir E-mail

 

21 de setembro - Dia da Árvore


No Brasil celebra-se no dia 21 de setembro o Dia da Árvore, data escolhida pela proximidade com a abertura da primavera. Entretanto, a relevância dessa data é infinitamente maior hoje do que quando foi instituída. Pode-se afirmar isso baseado no cenário mundial de fenômenos climáticos provocados pelo aquecimento global e o efeito estufa. Uma das formas mais eficientes de combater as mudanças climáticas é plantando árvores.

As árvores são famosas por “sequestrarem carbono” através da fotossíntese, ao mesmo tempo em que lançam oxigênio na atmosfera terrestre, colaborando com a diminuição da temperatura e a renovação do ar.

Entre outros benefícios advindos do plantio de árvores está o equilíbrio ecológico, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição do processo de assoreamento dos rios.

Preocupados com a preservação do ambiente e com o receio de perderem os benefícios resultantes da fotossíntese das árvores, indivíduos e organizações de todo o mundo tem realizado discussões sobre melhores formas de proteção ao meio ambiente. Algumas dessas discussões geram acordos entre países, cartilhas ecológicas e compromissos sociais, sendo muitos deles facultativos.

Todavia, alguns preferem não esperar por iniciativas do governo e assumem a missão de realizar reflorestamento de áreas devastadas.

Em especial grandes empresas privadas adotam políticas socioambientais em seus planejamentos anuais e investem altos recursos em práticas sustentáveis.

Um exemplo é a Ypê, que desde 1950 vem orientando seus produtos, serviços e processos a atuarem dentro dos parâmetros legais e ecologicamente corretos sempre ciente de sua atuação para com a sociedade e meio ambiente. Por essa razão, desde 2007 a Ypê atua no plantio de milhares de árvores, em áreas previamente determinadas e acompanhadas. Todo esse empenho resultou em algumas conquistas: por três anos consecutivos, 2007, 2008 e 2009, o prêmio Top of Mind da Folha de São Paulo, na categoria Top Meio Ambiente e o TOP Ambiental ADVB-SP, em 2008. (YPÊ, 2009)

Outro exemplo é do Instituto Brasileiro de Florestas, organização paranaense desenvolvida exclusivamente com foco ambiental, sendo criadora de projetos de plantio de mudas nativas da mata atlântica em todo o território nacional, como o Programa Plante Árvore, que disponibiliza áreas degradadas para que empresas privadas patrocinem o reflorestamento. O resultado tem sido o cultivo de milhares de mudas e sementes, gerando repercussão positiva para as empresas apoiadoras e principalmente benefícios para a flora brasileira.

 

 

Não obstante, cuidar da natureza é dever de todo ser humano.

Afinal, cada indivíduo se beneficia do trabalho de fotossíntese realizado pelas árvores e sendo assim tem a responsabilidade de fazer sua parte em ajudar a preservar o meio ambiente.

Portanto, neste dia 21 de setembro, o Dia da Árvore, faça sua parte! Plante árvores! Apóie campanhas de replantio! Eduque seus amigos a fazer o mesmo! Cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.


 
Português (Brasil)English (United Kingdom)

Faça parte da Comunidade

Bem-vindo ao

Plante Árvore

Registre-se

ou acesse

_______________________

Você também pode se registrar no:

Google  Facebook  twitter  

Pesquisar Áreas

Áreas para Adoção

Plantios em Andamento

Florestas Plantadas

Pessoas on-line

Nós temos 54 visitantes online



Banner