Principal > > Amazônia pode 'morrer' em 50 anos, diz estudo

Designed by:
Amazônia pode 'morrer' em 50 anos, diz estudo Imprimir E-mail

A floresta amazônica poderia "morrer" em 50 anos por causa de mudanças climáticas provocadas pelo homem, sugere um estudo internacional publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.Segundo o estudo, muitos dos sistemas climáticos do mundo poderão passar por uma série de mudanças repentinas neste século, por causa de ações provocadas pela atividade humana.
Os pesquisadores argumentam que a sociedade não se deve deixar enganar por uma falsa sensação de segurança dada pela idéia de que as mudanças climáticas serão um processo lento e gradual.


"Nossas conclusões sugerem que uma variedade de elementos prestes a 'virar' poderiam chegar ao seu ponto crítico ainda neste século, por causa das mudanças climáticas induzidas pelo homem", disse o professor Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que liderou o estudo de mais de 50 cientistas.
Segundo os cientistas, alterações mínimas de temperatura já seriam suficientes para levar a mudanças dramáticas e até causar o colapso repentino de um sistema ecológico.
O estudo diz que os sistemas mais ameaçados seriam a camada de gelo do mar Ártico e da Groelândia, em um ranking preparado pelos cientistas, que inclui os nove sistemas mais ameaçados pelo aquecimento global.
A floresta amazônica ocupa a oitava e penúltima colocação no ranking.


Chuva
Segundo o estudo, boa parte da chuva que cai sobre a bacia amazônica é reciclada e, portanto, simulações de desmatamento na região sugerem uma diminuição de 20% a 30% das chuvas, o aumento da estação seca e também o aumento das temperaturas durante o verão.
Combinados, esses elementos tornariam mais difícil o restabelecimento da floresta.
A morte gradual das árvores da floresta amazônica já foi prevista caso as temperaturas subam entre 3ºC e 4ºC, por conta das secas que este aumento causaria.
A frequência de queimadas e a fragmentação da floresta, causada por atividade humana, também poderiam contribuir para este desequilíbrio.
Segundo o estudo, só as mudanças na exploração da terra já poderiam, potencialmente, levar a floresta amzônica a um ponto crítico.
A maioria dos cientistas que estudam mudanças climáticas acredita que o aquecimento global provocado pelas atividades humanas já começou a afetar alguns aspectos de nosso clima.


Por BBC Brasil, http://www.bbc.co.uk/portuguese

 

Comentários  

 
0 #1 SIDINEY 01-10-2010 15:48
ESPERAMOS QUE UM DIA OS GOVERNANTES POSSAM CUIDAR MELHOR DA FLORESTA AMAZÔNICA, POIS ATÉ AGORA SÓ OS AMBIENTALISTAS ESTÃO VENDO!!!
 
Português (Brasil)English (United Kingdom)

Faça parte da Comunidade

Bem-vindo ao

Plante Árvore

Registre-se

ou acesse

_______________________

Você também pode se registrar no:

Google  Facebook  twitter  

Pesquisar Áreas

Áreas para Adoção

Plantios em Andamento

Florestas Plantadas

Pessoas on-line

Nós temos 130 visitantes online



Banner