EMBAIXADA VERDE: Alemanha doa 1000 mudas nativas para o Projeto Plante árvore

embaixadaBrasil e Alemanha possuem muito mais do que um histórico de boas relações. Os dois países olham para o futuro e para os desafios globais, como os relacionados ao meio ambiente, à proteção climática, ao desenvolvimento sustentável e ao uso de fontes renováveis de energia.

Em meio aos preparativos para a realização da Conferência Rio+20, em junho de 2012, a Alemanha, por meio de sua Embaixada no Brasil, apresentou nessa terça-feira (27/09/2011), a sua parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas. Durante a celebração anual por ocasião da Data da Unidade Alemã (comemorada em 3 de Outubro), o Embaixador Wilfried Grolig anunciou o plantio de 1000 árvores – uma para cada convidado presente no evento – por meio do Projeto Plante Árvore, ação voluntária do IBF com o propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas físicas e jurídicas.

Para o Embaixador Grolig, a iniciativa, poderá incentivar outras pessoas a também fazerem o mesmo. “Contribuir com o meio ambiente e participar de ações de reflorestamento são atividades muito simples, que não envolvem necessariamente sujar as mãos de terra ou o deslocamento para áreas remotas. Mesmo que seja apenas por meio da doação de uma muda ou de um clique no site do projeto, não se pode negar o poder das ações individuais para a natureza“, disse. ”No mundo de hoje, cada gesto tem o seu significado“, completou.

A participação no projeto também concederá à Embaixada da Alemanha o selo Plante Árvore. A certificação, de que está em conformidade com a legislação ambiental vigente e com o modelo proposto pela Norma ISO 14020 para concessão de selos ambientais, que reconhece a Embaixada como uma instituição incentivadora de ações socioambientais por meio do plantio de árvores e do sequestro de CO2 da atmosfera.

Sobre o Plante Árvore

Trabalhando em parceria com proprietários rurais que tenham em suas propriedades, áreas a serem reflorestadas ou destinadas à mata ciliar, o IBF coordena todas as etapas do processo. Da coleta das sementes ao cultivo das mudas, passando pela escolha e preparo do terreno, até o plantio, e a manutenção durante dois anos e o monitoramento por cinco anos; o Instituto Brasileiro de Florestas garante o desenvolvimento efetivo da área a ser recuperada.

As 1000 mudas doadas pela Embaixada da Alemanha serão plantadas em uma região estratégica próxima a Bacia do Rio Pirapó, influenciando a região de forma positiva.

A Bacia do Rio Pirapó tem sua nascente em Apucarana/PR, possui uma extensão de 168 km até sua foz no Rio Paranapanema e é de extrema importância, pois abrange 33 Municípios atingindo cerca de 950 mil habitantes. Além dos números significativos, a Bacia também se destaca pelo destino de suas águas que servem para o consumo humano, a irrigação agrícola e o uso industrial.

Fonte: Embaixada Alemã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *